Quem somos?

Conheça o Projeto Ágatha

Nossa missão

Nossa missão é usar o esporte como ferramenta de transformação social. Propiciar um espaço onde os alunos além de aprenderem uma modalidade esportiva, se desenvolverão humanamente, aprendendo os valores que o esporte transmite, num ambiente saudável e acolhedor para o seu desenvolvimento.
– Criação de um ambiente saudável
– Convivência em harmonia
– Respeito a hierarquia
– Crescimento individual e coletivo
– Valorização da interação social
– Transparência nas ações
– Ética nas relações e decisões
– Promover a inclusão social

– Incentivar o hábito da pratica esportiva 

Nossos valores

Nossa história

O Projeto Ágatha é um projeto sócio-esportivo que nasceu do sonho da jogadora de vôlei de praia Ágatha, em fazer a diferença na sociedade. Depois de organizar as ideias e correr atrás de patrocínios, conseguiu o apoio da prefeitura de Paranaguá e de empresas privadas e assim, o Projeto enfim saía do papel no dia 22/04/2008.

Com sede própria às margens do rio Itiberê, na cidade de Paranaguá-PR, as aulas começaram com o vôlei de praia, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Utilizando o esporte como uma ferramenta de transformação social, o Projeto Ágatha desde o início até os dias atuais, proporciona todas as aulas gratuitamente. Isso possibilita que pessoas de diferentes classes sociais, possam ter a mesma oportunidade. Entretanto existe um requisito importante, para participação nas aulas: o aluno precisa estar matriculado na escola e é claro, estudando e tirando boas notas! Esporte e educação precisam andar juntos.

Seguindo esta linha de raciocínio, o Projeto criou desde o primeiro ano um calendário de eventos. Estes eventos possibilitam que os alunos vivam experiências diferentes do seu cotidiano, como competições internas e até a ida a um cinema pela primeira vez na vida!! Momentos marcantes!

Agora voltando para o tempo cronológico… a procura pelas aulas foi grande e com dois anos de existência, duas super novidades foram criadas com a entrada do Renan Rippel na coordenação: foi implantado mais uma modalidade, o futebol de areia e o projeto se tornou uma ONG!!! Deste modo ele crescia em quantidade, mas também em qualidade.

Em 14/03/2014 acontece a inauguração da nova sede do projeto. A partir daquele dia, o projeto passou a funcionar dentro do Aeroparque, um local de atividades esportivas dentro da cidade. Com esta mudança o projeto ganhou mais espaço.

Em 2015 a vontade de atender mais pessoas cresce e nasce uma nova modalidade no projeto: o Treinamento Funcional. Voltado para os adultos e também com aulas gratuitas, este tipo de treinamento chamou a atenção da população. Mais uma chance de unir as famílias no mesmo ambiente, e oportunizar saúde física e mental para a comunidade.

Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, todos os alunos puderam torcer e vibrar com a sua madrinha, na conquista da prata olímpica. Na época o Projeto já tinha oito anos e foi bonito de ver a influência positiva desta conquista nos treinamentos.

Além das aulas nas escolinhas, o projeto é também o responsável pelas equipes de rendimento de vôlei de praia da cidade, participando de competições estaduais e nacionais. Nos últimos anos, os atletas que representam o Projeto fizeram bonito nos torneios e obtiveram conquistas importantes. Mostrando que este Projeto além de se preocupar com a parte social, também cria a chance dos alunos seguirem na profissão como atletas profissionais.

E assim, com o passar dos anos, o Projeto se torna um Centro de Treinamento de Esportes de Areia, agregando varias modalidades.

Já passaram pelo Projeto mais de 8200 alunos!

Aprender uma modalidade esportiva e consequentemente seus valores, desenvolver-se como pessoa e aproveitar a oportunidade que o espaço oferece, para a formação de novas amizades, são alguns dos itens que o projeto oferece aos seus alunos nestes mais de 12 anos de existência. E com grande empenho e contribuição dos parceiros o Projeto segue, cheio de vontade de fazer a diferença na sociedade!